(47)  3380-8802 fundonada2
 (47) 98817-1317   10967-featured-25x25
 

Blog Post

Conheça as cidades do Vale Europeu

As origens predominantemente alemãs e italianas do Vale Europeu tornam essa região do Vale do Itajaí, em Santa Catarina, em um lugar tão característico e de cultura única.

A gastronomia, os costumes, a arquitetura e até os dialetos remetem ao velho continente. Conheça um dos lugares mais charmosos do Brasil!

Seja de bike ou a pé, a TBC oferece várias opções de roteiros entre pacotes de cicloturismo e caminhantes.

Timbó

Com um percurso circular, é aqui que começa e termina o roteiro para os ciclistas.

Com aproximadamente 40 mil habitantes, a cidade de timbó impressiona pelo charme de suas ruas e seus parques com muita vegetação. Localizada em meio a montanhas, é um bom local para a prática do voo livre.

Celebra suas heranças culturais na Festa do Imigrante, em Outubro.

Pomerode

Considerada a cidade mais alemã do Brasil, é impossível não se apaixonar pelas construções de Pomerode. São 300 casas em arquitetura enxaimel, o que faz a cidade ter o título de lugar com mais casas nesse estilo fora da Alemanha.

A cidade oferece uma gastronomia típica alemã com muitos restaurantes dedicados à ela. Quem visita não deve deixar de experimentar o eisbein (joelho de porco), o kassler (bisteca de porco), o marreco recheado e também os pães, cucas e bolachas caseiros.

Os eventos de Pomerode são a Festa Pomerana, em janeiro, a Osterfest, na época da Páscoa e o Festival Gastronômico que acontece metade do ano.

Indaial

É aqui que começa o percurso para os caminhantes. Pode-se admirar a herança cultura dos imigrantes alemães e italianos nas ruas larga e limpas, nos jardins floridos e nas pontes de madeira.

O Parque Municipal Jorge Hardt possui área para evento, prática de variados esportes e lagoa. Vários eventos de Indaial ocorrem no Parque e o local é limpo e com muita natureza em seu entorno.

No interior estão as casas estilo enxaimel e capelas de tijolo a vista, super charmosas.

Apiúna

A natureza exuberante é o grande atrativo da cidade. Apiúna é um prato de mão cheia para quem curte turismo de aventura: rafting, canyoning, rapel, montanhismo e mountain biking são apenas algumas opções de atividades que o município oferece.

Outra atração bem conhecida é o passeio de Maria-Fumaça. A ferrovia funcionou como parte da Estrada de Ferro de Santa Catarina – única a ser construída por alemãos no Brasil – de 1909 a 1971. O passeio inicia na estação na comunidade de Subida, atravessa o Túnel do Baú e o viaduto de dois arcos e depois faz uma parada para os passageiros admirarem o Rio Itajaí-Açu e o complexo da Usina de Salto Pilão.

Ascurra

Cidade com jeito simples e acolhedor, é a mais simpática do Vale Europeu.  Aproveitando as características naturais, o Turismo é uma forma de promover e impulsionar o crescimento sustentável.

É possível praticar rapel no Salto Andorinhas e voo livre no Parque Serra da Leoa. Para os mais devotos, a cidade apresenta várias igrejas centenárias. Para os adeptos do turismo rural é possível visitar diversas propriedades coloniais e conjuntos arquitetônicos neoclássicos.

Rodeio

Cidade mais italiana do Vale Europeu, Rodeio oferece diversos atrativos aos seus visitantes: degustação de vinho, gastronomia italiana, acervo religioso, legado deixado pelos imigrantes trentinos e belas paisagens de vales e montanhas.

É lá que existe o Caminho dos Anjos. São 64 anjos que margeiam a estrada de quem sobe o morro Ipiranga. Foi o Sr. Paulo Notari que produziu todos na oficina da sua casa.

Saga Trentina (março), Baile do Vinho (julho) e La Sagra (setembro) são as festas típicas da cidade.

Dr. Pedrinho

O município tem inúmeras cachoeiras, corredeiras, morros e cânions propícios para a prática de esportes como rapel, trekking e canyoning. A natureza também dá o tom na principal atração religiosa da cidade, a Gruta Nossa Senhora de Fátima, que possui uma queda-d’água de 23 m.

Tranquilidade é a palavra certa para definir este lugar, aliada ao ar puro, o cantar dos pássaros e as fascinantes paisagens.

Rio dos Cedros

Rio dos Cedros é um dos mais belos recantos do Vale Europeu. O município está situado 1.000 m acima do nível do mar, num majestoso cenário formado por montanhas, rios, lagos e quedas-d’água de até 30 m de altura.

A cidade conta com dois lagos, Pinhal e Palmeiras, propícios para passeios de caiaque, jet ski, canoa ou lancha.

A Festa Trentina, em setembro, é o momento ideal para visitar a cidade e celebrar a cultura dos imigrantes com centenas de descendentes italianos.

Benedito Novo

Jardins floridos, arquitetura enxaimel, são destaques desta região colonizada principalmente por alemães, italianos e poloneses, que ainda hoje mantém boa parte de suas tradições, costumes e idiomas.

Benedito Novo destaca-se nos esportes de aventura, bem como a canoagem, downhill, rapel, trilhas ecológicas, ciclismo, além de grutas, reservas biológicas, pontes pênseis e famosos saltos, também com significativa relevância na pesca e por ter a maior tirolesa das Américas situada em nosso município

Nós sabemos que você ficou com vontade de conhecer o Vale Europeu! Entre em contato conosco e nós vamos te ajudar a vir conhecer essa região tão incrível.

Related Posts

Bike como alívio do stress

    Exercícios trazem, sem dúvidas, muitos benefícios, desde físicos até mentais. Diminuição de peso e

Capacete: Não duvide, ele também é importante no pedal

Um ciclista e um motociclista. Fora as diferenças óbvias entre um e outro, a

Rugas do Cerrado em uma aventura nas curvas do Vale Europeu

Quem passeia entre pedais pelas curvas do Vale Europeu dificilmente consegue apagar da memória

Dica TBC: Como se proteger do sol durante o pedal

Para os apaixonados por ciclismo, é comum ficar horas pedalando e explorando  novas paisagens.

Uma volta pelo Vale Europeu: conheça o Circuito de Cicloturismo

Santa Catarina é um estado muito rico. Em cada canto, uma cultura diferente, uma

Wilson Moura: E sua experiência na Europa brasileira

Em proporcionar o passeio do Circuito Vale Europeu juntamente com nosso amigo e atleta